domingo, 18 de março de 2012

Pashiminas

Gente, com a mudança de estação , outono/inverno a paisagem muda de visual e nós de roupas rsrs. Resolvi então falar um pouco sobre as charmosas pashiminas que funcionam como um acessório super charmoso além de prometer um calorzinho a mais nas noites de inverno.

Mas atenção, nem só de inverno vivem essas meninas - as pashiminas. Elas podem ser confeccionadas com vários tecidos e acabam dando um toque elegante em qualque ocasião.
Eu as adoro. Sempre que posso compro uma diferente e assim elas vão dando cria lá no gaurda-roupas! As indianas são as minhas preferidas.
:) hehehe...
Vocês podem encontra-las em brechós , em lojas especializadas e pra quem mora em Sampa, claro, na Rua 25 de Março.
Vejam quantas idéias, tecidos, cores e formas de usar.
Arrasem tá. depois me conte!











O inverno é a estação mais chique do ano, é quando todos tiram dos armários de casa casacos lindos e sofisticados, e enchem as ruas de bom gosto e beleza. Esta estação do ano da à possibilidade dos apaixonados por moda e estilo se protegerem do frio e ainda sim estarem incrivelmente elegantes, trazendo para as ruas maneiras diferentes de se protegerem do frio, tudo isso sem sair moda.

A estação mais fria do ano já foi apresentada ao mundo através das grandes grifes de inverno, e alem das novas tendências, existem peças que nunca saem de moda, como é o caso da clássica jaqueta de couro, que ganharam novas cores e modelos este ano, e a clássica pashminas, que deixam toda mulher com um aspecto ainda mais elegante, sem contar que é uma ótima arma contra o frio.

As pashminas carregam este nome devido aos fios dos quais elas são confeccionadas, que originam diversas peças de roupas, entre elas as mais populares, como as mantas, também chamadas de pashminas, fios de pêlos de cabras. As pashminas existem há um bom tempo, e antigamente era sinônimo de poder, e riqueza, utilizado somente pela realeza. Sem contar que, devido ao fato de antigamente as cabras serem selvagens, era necessário o abate do animal para confeccionar a peça, atualmente, com a domesticação dos animais, o processo para utilizar os pêlos deste animal é parecido com o da lã, através de tosa.

Existem inúmeros modelos de pashminas, eles podem ser estampados, lisos, grossos ou finos, tudo depende da sua origem. Os preços deste produto podem atingir valores bem salgados, porém, o valor da peça cai quando não é confeccionado 100% pashminas, ou seja, com vários fios misturados, como a ceda, por exemplo, o valor pode cair significativamente.

texto de apoio http://www.mundodastribos.com/como-usar-pashminas.html






 Essa é a Cy, minha filhota




 Euzinha de pashimina azul






euzinha com o vestido coringa e agora com a pashimina pink








Outra idéia super legal é dar pashimina de lembrancinha. Mas calma, não se assustem, no caso se for um casamento, presenteie suas madrinhas, vai ser show!
Você pode gentilmente enrolar e prender com cartãozinho e fita de cetim com o nome dos noivos.
Legal né?

Veja estas personalizadas











Daí vai da criatividade de cada um.
Espero que tenham gostado.

Depois volto com mais novidades - meu beijo de carinho
Lu Cavichioli

*imagens google



sexta-feira, 16 de março de 2012

Macarons



A dificuldade de fabricá-los (e que dificuldade!) é recompensada quando essas pequenas jóias são degustadas, é divertido ver a expressão de quem prova pela primeira vez, é um misto de surpresa e aprovação …
Diz-se que os macarons vieram da Itália durante a Renascença, Catarina de Médici, ao casar-se com Henrique, Duque de Orleans, apresenta essa guloseima à Corte Francesa. Contudo, os franceses, afirmam que a receita já era confeccionada anteriormente nos monastérios de Cormery, França, desde o ano de 791. Independente da origem, os macarons eram apenas “biscoitos” de amêndoas sem recheio.

No séc. XVII os macarons foram comumente confeccionados pelas Carmelitas, que seguiram os princípios de Theresa D’Ávila: “Amêndoas são boas para as jovens que não comem carne.”
Durante a Revolução Francesa, duas freiras especializaram-se no preparo e comercialização dos macarons, tornaram-se famosas e passaram a ser chamadas de Souers Macaron (Irmãs Macaron).
Já no séc. XX, Pierre Desfontaines, fundador da famosa Pâtisserie Ladurée introduz um recheio cremoso aos macarons, e um acabamento liso na superfície sem perder a suavidade que é a forma atual.

Somente Patissiers especializados e muito habilidosos são capazes de imitar os famosos macarons da Ladurré, alguns dizem que os macarons são “temperamentais”, mas na verdade exigem mãos de artesão, paciência de monge e disciplina militar pois são realmente muito difíceis de serem feitos com perfeição

Para começo de conversa as temperaturas tem de ser monitoradas em uma faixa muito estreita, senão racham ou não formam o famoso pé, ou ficam ressecados e quebradiços ou ainda moles por dentro.
Mas não é só a temperatura do forno, a temperatura dos ovos pode arruinar a massa, a batida da mistura tem de ser manual, isso mesmo é feito a mão senão a massa pode soltar óleo e … lá vai uma fornada pro beleléu !
A farinha utilizada é de Amêndoas, e deve ser importada de um determinado lugarzinho do mundo para que os macarrons fiquem ótimos. Não deve-se usar farinha de castanha como alguns utilizam, pois isso influencia no sabor e você perceberá a diferença quando provar dos dois. Impossível fazer a farinha em casa pois o processo tem que ser sem maceração para que a farinha fique seca e fina e permita o acabamento liso da superfície.
Daí o ambiente tem que ser controlado, pois essas pequenas jóias não gostam de calor nem de umidade.

Existem ainda equipamentos específicos que uma cozinha tem que ter para a produção dos macarons, que exige um investimento considerável, se bem que esses equipamentos modernos podem ser aproveitados para outras receitas de outros tipos de doces.
Finalmente o processo de fabricação exige vários períodos de descanso, desde o preparo da massa, até a saída do forno. Em média se leva mais de 5 horas para fazer somente as casquinhas, sem contar que não podem ser estocados, quer dizer, quem come um macaron pode ter a certeza que é super fresquinho pois outro tipo não existe .

Depois o recheio é a parte mais importante, pois o recheio é o que dá o sabor ao macaron. E este recheio tem também suas peculiaridades e os ingredientes são feitos com produtos em sua maioria importados e demanda tempo também.
Apesar do ritual que sua fabricação exige os macarons tem substituído doces tradicionais como os bem-casados em festas de casamento ou eventos solenes, um pouco pela sua exclusividade, pelo requinte desse francês notável como também pela experiência gastronômica, que é como o primeiro beijo a gente nunca esquece.
A melhor parte é que enquanto na Ladurré na frança um macaron custa até € 3,00 aqui no Brasil podemos encontrá-los por R$ 3,00.

<center>via http://comprometidas.com.br/tag/historia-dos-macarons </center>




Temos ainda a versão com recheio que pode ser de doce de leite, goiabada e um ganache saborizado com a essência que desejar.
Depois eu mando a receita do ganache.

E agora, é só fazer a festa e correr pra galera!
:)

segunda-feira, 28 de novembro de 2011

Boas Festas


Amigos, leitores e seguidores do SWEET HOME, encerro por aqui as postagens desse ano agradecendo a todos a companhia, o carinho e a doce amizade compartilhada neste espaço!

Desejo a todos, BOAS FESTAS E UM 2012 REPLETO DE PAZ, SAÚDE E SUCESSO!


Com afeto


Lu Cavichioli

domingo, 27 de novembro de 2011

Bolo de Frutas

Aqui vai a receita de bolo de frutas porque nesta época do ano essas frutinhas estão em alta e a gente, se fuçar bem acha a granel e sai bem mais em conta! E depois do ano novo se sobrarem as tais frutinhas vocês podem fazer o bolo (de novo) rsrs




BOLO DE FRUTAS SECAS

Massa:

1 1/2 xícara de chá de açúcar
4 ovos
1 xícara de chá de manteiga em temperatura ambiente
1 xicara de chá de leite
1 colher de sobremesa de essência de amêndoa
2 xícaras de chá de farinha de trigo
1 colher de sopa de fermento em pó

Frutas para o recheio:
você vai precisar de 1/2 xícara de

damascos picados
castanha do Pará picada grossseiramente
nozes picadas
frutas cristalizdas
uva passa clara e escura
ameixa picada
figo seco picado
2 colheres de sopa de farinha de trigo

Preparo:
Em uma tigela, misture as frutas, acrescente a farinha de trigo e misture bem
Reserve.

Bata em batedeira ou misture com colher de pau (eu gosto mais de mexer e sentir a massa)na sequencia: açúcar, ovos e manteiga até obter um creme homogêneo e claro. Agora junte o leite, a essência e a farinha de trigo (alternando). No final coloque o fermento em pó. Se gostar pode colocar uma pitada de canela (eu coloco uma colher de chá).

Em seguida coloque as frutas que estavam reservadas, misture bem e sinta o aroma (nem pense em disperdiçar essa parte) rs!
Coloque em forma untada, enfarinhada e forrada com papel manteiga. Por cima da massa, decore com castanhas e nozes. Leve ao forno médio(180ºC), preaquecido e deixe 45 minutos. (pq a massa é pesada)




Rende 8 porções bem generosas.

domingo, 20 de novembro de 2011

Café da Manhã na praia com Gracinha Lacerda - série mimo pras amigas

Eu sou apaixonada por um bom café da manhã, daqueles com tudo dentro, sabe?rs Mesmo porque é a primeira refeição do dia e por isso deve ser bem nutritiva.
Quem me conhece sabe que adoro o mar então nada melhor que tomar o café da manhã perto dele com essa lindeza de amiga que é a Gracinha Lacerda





Dentre os quitutes eu escolhi algo very special porque como boa mineira que ela é, creio, vai amar.
Pra você miga, lá vai:

Cheese Cake de Goiabada


Para a massa:

1 pacote de biscoito tipo maisena processado
1/4 de xícara (chá) de açúcar mascavo
1/2 xícara (chá) de Margarina (90 g)
Para o recheio:
3 ovos, 150 g de açúcar
2 embalagens de cream cheese (300 g)
suco de 1/2 limão
1/2 colher (chá) de essência de baunilha
Para a cobertura:
300 g de goiabada em cubos
1/2 xícara (chá) de vinho branco
suco de 1/2 limão

Modo de preparo
Junte o biscoito e o açúcar mascavo, misture com a margarina até formar uma massa homogênea. Com essa massa, forre uma forma de fundo removível de 23 cm de diâmetro, pressionando com uma colher para a superfície ficar lisa, e leve à geladeira.

Bata ligeiramente os ovos na batedeira e acrescente os ingredientes restantes. Bata por 20 minutos em velocidade baixa.
Espalhe o recheio na forma. Preaqueça o forno a 180ºC e asse por 40 minutos ou até que a superfície doure.

Aqueça a goiabada, o vinho, o suco de limão e 1/2 xícara (chá) de água, cozinhando em fogo baixo até que todos os grumos se dissolvam e a calda fique espessa. Deixe amornar e despeje sobre a torta.

via Almanaque Culinário

sexta-feira, 4 de novembro de 2011

Fudge


Aguardem a receita!
bacios!

Olha a receita aí gente:

O fudge é uma sobremesa americana um pouco mais cremosa que o brownie - e também mais fácil de fazer. Esta receita de quadrados de chocolates do chef Edu Guedes é bem semelhante. Saiba como fazer em casa.

Ingredientes:

Meio quilo chocolate meio amargo picado
Uma xícara e meia (chá) de leite condensado
Meia xícara (chá) de creme de leite
Meia xícara (chá) de uvas passas
Meia xícara (chá) de pistache sem sal

Modo de preparo:

Derreta o chocolate em banho-maria. Acrescente o leite condensado, o creme de leite, as uvas passas, o pistache e misture bem. Despeje em uma fôrma para bolo inglês e deixe descansar no refrigerador por duas horas. Corte em quadrados de cerca de 5 cm e sirva.

Rendimento: 15 porções
Tempo de preparo: duas horas e 20 minutos

receita do chef Edu Guedes

quarta-feira, 12 de outubro de 2011

Bolo Cuca de Banana - Série mimos para as amigas


A cuca é um bolo de origem alemã e é bem comum no sul do Brasil. E o nome vem de kuchem que significa bolo.

Essa cuca vai especialmente pra minha migucha linda a
< Ma Ferreira

Lu e Ma



Massa:
2 xícaras de (chá) de farinha de trigo
1 xícara (chá) de leite
-1 xícara de (chá) açúcar
-1 colher (75g) de manteiga ou margarina
-1 colher de sopa de fermento em pó
-raspas de um limão
6 bananas prata em tira ou rodelas (como preferir)

Farofa doce:
2 colheres de manteiga ou margarina
-1 colher de azeite
-1 xícara de açúcar
-2 xícaras de trigo
-2 colheres(chá) de açucar de baunilha
-1 colher de chá de fermento para bolo
(misture tudo até esfarelar e reserve)

Preparo da massa:
Bater tudo ligeiramente na batedeira até a massa ficar consistente.
Unte uma assadeira e despeje a massa. Em seguida arrume as bananas fatiadas sobre a massa.
Por fim, coloque a farofa.

Pré aquecer o forno por 10 minutos a 180 graus
assar em média, 40 minutos

Sirva quente se gostar, ou então no dia seguinte que vai estar melhor ainda. Porque a cuca vai ficar úmida por dentro e crocante por fora.
Aaaaiii que delicia!