sábado, 1 de outubro de 2011

Arroz integral com variação

Quem já experimentou o arroz integral sabe da importância dele em nossa nutrição. Ele é livre do amido que acompaha o arroz branco e é altamente proteico.



Seu cozimento é mais lento do tipo uns 45 minutos. Mas eu descobri um truque com minha professora lá do SENAC. Ela ensinou assim:

Deixe o arroz de molho por 1 hora em água e sal com um dente de alho descascado. Após esse tempo vire na panela com água e tudo, acrescente mais água se necessário e coloque um fio de óleo. Cozinhe e vá provando. Eu gosto mais "al dente", tipo meio durinho. Mas vc pode ir colocando água até ficar bem macio.
Leva ,mais ou menos de 20 a 30 minutos
PRONTO! Está pronto seu arroz integral e proteico.




VARIAÇÃO:

Com as sobras vc pode fazer bolinhos , veja abaixo:



BOLINHOS DE ARROZ INTEGRAL

Ingredientes

2 xícaras de arroz integral cozido
1/2 xícara de trigo para quibe hidratado
3 claras ligeiramente batidas
1/2 xícara de farinha de trigo integral
1/2 xícara de farinha de trigo branca;
cebolinha verde e cebola bem picadinhos a gosto
Sal marinho a gosto
Óleo de milho para fritar

Modo de Preparo:

Passe o arroz cozido no processador ou na peneira. Misture com o trigo para quibe hidratado na água por 20 minutos e levemente espremido. Junte as claras em neve batidas, os temperos e o sal. Misture bem e adicione as farinhas de trigo integral e branca, formando uma massa consistente. Forme bolinhos com as mãos e leve-os para fritar em uma frigideira com óleo bem quente. Vire-os de um lado para o outro até estarem dourados, transferindo-os para um prato.

BOM APETITE!

2 comentários:

  1. Lu, Bom dia. Lindo domingo! Adorei seu convite. Está belo tudo aqui. Sua may sweet house é lindissima! Me senti em casa. Adorei as dicas de receita, tem tudo que eu gosto! Bjos até mais.Obrigada pela visita!

    ResponderExcluir
  2. OI Cidinha, fique a vontade. Se achegue, tem chá lá na copa!

    bjs minha querida!

    ResponderExcluir

O Sweet é minha casa e faço dela a sua também, por isso se achegue e conte pra mim teu parecer

Obrigada