domingo, 17 de junho de 2012

Paris - Cultura & Arte


O berço da cidade

Alguns vestígios arqueológicos sugerem que os “parisii”  uma tribo celta, foram os primeiros habitantes a se instalar na Ile de Lá Cité no meio do Rio Sena(séc. 3ºaC.). Porém a cidadela não lhes conferia nenhuma proteção contra a invasão romana de 52aC.

A literatura revela que havia um certo entendimento entre eles , e que a cidade foi rebatizada passando a chamar-se Lutécia que significa nascida das águas e portanto prosperou.


Os parisii eram construtores de barcos e hábeis marinheiros, inspirando os administradores romanos a escolher o navio como seu símbolo. O lema latino de Paris era Fluctuat Nec Mergitur, ou seja “flutua e não afunda”. O emblema e o lema ainda são usados hoje. Na época romana, a ilha era dividida por um eixo norte- sul: o leste era residencial e centro da vida espiritual, e o oeste era administrativo. Hoje existe a mesma divisão, mas a catedral medieval de Notre-Dame substituiu o templo romano a Júpiter. No século 19, muitas igrejas e o labirinto das casas medievais foram demolidos, nascendo as ruas retas de Haussmann. O Mémorial de La Déportation (Monumento aos Deportados) modernizou a ilha e você pode rever aqui cerca de 2 mil anos de história.




Curiosidades:

Vocês sabiam que os parisienses chamam sua capital de “cidade das cem vilas”? Isso porque cada bairro tem sua personalidade, histórias e mistérios. Os *quartiers que os digam.

Paris também é a capital das delícias culinárias, e sempre terá um lugarzinho charmoso para um café, um almoço ou mesmo uma rápida guloseima.
Paris Bistrô




Museus, espetáculos culturais e bairros famosos da cidade estarão à baila nas páginas deste blog. Como por exemplo : O FANTASMA DA ÓPERA. Ou um   passeio mágico pelo bairro Montmartre, ou ainda ser convidado a entrar pelas portas do Mussée Carnavalet onde conheceremos um pouco mais da história  de Paris.



A cidade é encantadora em qualquer época do ano. Mas é na primavera e outono que os passeios tornam-se divertidos e maravilhosos.




 O mês de agosto é o período principal de férias dos franceses. Eles costumam, nessa época, ir para o campo deixando a capital em completa hibernação.





apoio: guia de passeios da Publifolha – Divisão de Publicação do Grupo Folha

Imagens: google

4 comentários:

  1. Minha linda que delicia saber mais um pouco de Paris, tão linda e com uma ar aconchegante, tenho vontade de conhecer o museu de louvre, e pelo menos um perfuminho de lá quero trazer, no dia sao Nunca que eu for visitar, rsrsr.

    Obrigada por este presente que nos tras sempre. Queremos mais curiosidades de qualquer lugar ta??
    beijocas.

    Patty!

    ResponderExcluir
  2. Oi Patty, lindeza, que bom que vieste ler um pouco do encanto e fascínio de Paris.

    Com certo o Louvre deve ser um desses lugares que não pode deixar de visitar rsrs...

    Tenho mais coisinhas sobre a cidade luz que trarei em outras oportunidades.

    beijos cara mia

    ResponderExcluir
  3. Oi Lu, obrigada pela viagem a Paris, que nasceu das águas e hoje irradia luz...


    Abração
    Jan

    ResponderExcluir
  4. Ah...um sonho! Adorei a foto do Fantasma...adoro o musical e o filme!
    Show!
    Bjs
    CamomilaRosa

    ResponderExcluir

O Sweet é minha casa e faço dela a sua também, por isso se achegue e conte pra mim teu parecer

Obrigada