sábado, 17 de setembro de 2011

É muvuca? É mercado de peixe?

NÃO: É UMA PADARIA!



Não sei em outros estados, mas em S. Paulo as padarias vestiram roupa de festa oferecendo espetáculos tentadores.
HAJA REGIME!

Logo na entrada você já se depara com prateleiras de vidro exibindo tortas, bolos redondos de todos os tamanhos e também por metro (pasmem). São bolos cortados no sentido horizontal que são vendidos por kilo e você escolhe o tamanho que quiser.
Daí quando olhamos para o outro lado, vemos mini-tortas de limão, morango, côco, mousse de chocolate, uva Itália ,acompanhadas com chantili ou marshmallow. As abelhinhas dividem o espaço com os clientes num bailado adocicado.
O Buffet de café da manhã, almoço e jantar são um desbunde, sem contar o cafezinho tradicional com pão na chapa, eu não dispenso.

Os panetones passeiam pela padaria o ano todo , exibindo silhuetas imponentes na mescla doce/salgado. Recheado com doce de leite e cobertos com trufas. Para quem prefere os salgados, temos de provolone, salame, calabresa e as mais variadas coberturas te deixam babando, como por exemplo a de parmesão. É um disparate! Enquanto na bancada dos salgadinhos vemos empadas, miniquibes, bolinha de queijo, mini esfiras, bolinho de bacalhau e de carne com massa de batata, mini lanches com pãezinhos de leite recheados com catupiry e peito de peru. Rocamboles de presunto e queijo, lingüiça, escarola com tomate seco. E aí você continua meio tonto no meio de tantos quitutes que resolve virar a cabeça pra disfarçar mas encontra com a vitrine dos petit-fours doces e salgados. O tradicional pão francês que namoram as baguetes que podem ser simples a recheadas, que por sua vez fazem ciúme pras ciabattas que acabam por seduzir os clientes porque eles encontram ao lado toda sorte de patês que estão ali para degustação.

Logo vem um aroma de carne louca, daquelas bem temperadas que lembram nossas avós na beira do fogão. Aturdido o povo vai de encontro ao balcão da degustação e daí vocês podem concluir que alguém (com certeza) vai levar um pouco pra viagem.
Num espaço reservado ao fundo, vemos aquele desfile de freezers com sucos, refrigerantes, iogurtes, água de côco, água aromatizada e gaseificada . Leite de soja, massas frescas, cervejas, sorvetes , chás gelados e até saladas montadas em embalagens plásticas.

Na hora de pagar? Ciladas esperam por você : são as conveniências que brilham como pisca-pisca e que te fazem perder o controle das mãos (principalmente se alguém grita perto de você: MANHÊ EU QUERO! Estão ali, pequenos chocolates, chicletes, balinhas, trufas ,pão de mel, bem casados, pirulitos, etc etc...
Finalmente você vai embora, carregado de sacolas, carteira meio vazia ou vazia de vez, talvez salva (por hora) pelo cartão débito/crédito.
Na semana seguinte você encontra com uma balança e resolve fazer um embate com ela. Toma um susto e pensa:

_”Mas como vamos desistir dos pequenos prazeres que a vida nos oferece?” Nem pensar!









5 comentários:

  1. Oi LU ZINHA!!!

    Realmente as padarias hoje saoum caso aprte.Tem de tudo.. ate supermercado..
    Itens deliciosos...

    Parabens pelo seu cantinho..beijo..saudades

    ResponderExcluir
  2. Falou e disse, Lúzitinha.
    Cilada para as pessoas consumirem mais.Uma verdadeira tentação!!!!!!
    Por aqui tbm tem dessas armadilhas.
    Antes uma simples padaria com seus simples pãezinhos e mal mal um lugar para leite e refrigerante...Hoje um shopping sofisticado de variados pães e outros trecos deliciosos que comprometem nossa dieta...srrssrsr
    Bjs com sabor de um simples pão de queijo bem mineiro.

    ResponderExcluir
  3. Oi MA ZINHA!!!!

    Ce viu minina, que coisa de loco kkkkkk essas padarias de hoje, virou loja de conveniênia, porque sempre tem de tudo e em qualquer lugar do bairro tem uma perto de vc! Loucura!

    bjão miga linda!!

    ResponderExcluir
  4. Luzitinha? kkkkkkkkk A-DO-REI!!!

    A Ma tb me chama carinhosamente, adooooooro!! rsrsrs

    Entaum miga, padaria era aquele lugar que vendia pão e leite? ra isso mesmo? kkkkkk

    Porque hoje em dia... tá do balacubaco! Dá-lhe padoka pra tudo que é lado. E adeus regime rsrs

    bjkas amada!

    ResponderExcluir
  5. Oi,Lú!
    Tudo bem? Cheguei até aqui pelo blog da minha querida amiga Rose... Li o teu comentário por lá e vim te conhecer... Realmente uma delícia de cantinho...Adorei!
    E quanto às padarias... Pois é, Lú, aqui perto de casa também existem essas "tentações" da vida (Rs...)! A gente entra lá, tenta só comprar uns pãezinhos franceses e quando se dá conta, já foi "enfeitiçada" e sai de lá com aquelas sacolinhas recheadas de gostosuras, que adoçam a alma,mas engordam o corpo... (Rs...) Mas fazer o quê,né? Quem manda a gente querer comer pão e ir na padaria? (Rs...) E afinal,uns "exagerozinhos", de vez em quando traz muita felicidade! (Rs...)
    Parabéns pelo teu lindo e doce blog!Tudo de bom e muito sucesso pra ti!
    Meu abraço carinhoso!
    Teresa
    (do blog "Se essa lua fosse minha")

    ResponderExcluir

O Sweet é minha casa e faço dela a sua também, por isso se achegue e conte pra mim teu parecer

Obrigada